Endereço

Departamento de Biologia Geral
Universidade Federal de Viçosa
Av. Peter Henry Rolfs s/n
Campus Universitário
CEP: 36570 000
Viçosa – MG


Portaria do Edifício: 3899-2563

Fone: (31) 3899-3491/1296

E-mail:dbg@ufv.br

Apresentação

O Departamento de Biologia Geral (DBG), da Universidade Federal de Viçosa (UFV), foi criado na época da implantação do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, em 1978. Seu corpo docente, no início, era formado de 20 professores, oriundos dos três departamentos do extinto Instituto de Ciências Biológicas: Biofísica, Biologia e Microbiologia. Ficaram sob a sua responsabilidade as seguintes áreas do conhecimento: Biofísica; Biologia Celular; Ecologia; Genética e Citogenética; Imunologia e Virologia; Histologia e Embriologia; e Microbiologia. Com exceção da Microbiologia e da Genética, que já existiam, as outras áreas desenvolveram-se, principalmente, a partir da federalização da Universidade, em 1969. Em 1992, foi criado o Departamento de Microbiologia, com corpo inicial composto de oito professores oriundos do DBG.

No final de 2008, o Departamento de Biologia Geral era composto por 26 professores doutores e um mestre, além de 20 funcionários técnico-administrativos, com previsão de contratação de mais sete professores, de acordo com a programação do REUNI.

O DBG, além de ministrar disciplinas obrigatórias de graduação para outros 19 cursos da UFV, atendendo cerca de 1.500 novos alunos a cada ano, é um dos principais corresponsáveis pelo curso de graduação em Ciências Biológicas.

A partir de 2004, foi criado pelo Departamento de Biologia Geral o Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Estrutural, com a primeira dissertação de mestrado defendida em julho de 2006 e a primeira tese de doutorado, em dezembro de 2007. Juntamente com os Departamentos de Fitotecnia e Zootecnia, o DBG coordena o Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento.

Em 2010 foi criado o Programa de Pós-Graduação em Ecologia. Além disso, vários docentes do DBG colaboram ativamente nos Programas de Pós-Graduação de outros departamentos, a exemplo dos de Entomologia, Fisiologia Vegetal e Biologia Animal.

Não obstante sua vocação para o ensino, a pesquisa e a extensão também se destacam no DBG. O número de artigos científicos publicados pelos seus docentes comprova o desenvolvimento acentuado da pesquisa no Departamento. Em 2008 foram publicados 80 artigos científicos e dois livros, com a participação efetiva de membros do DBG. Em 2012 foram 152.

A avaliação permanente das disciplinas ministradas, a dedicação dos professores e funcionários do DBG e a possibilidade concreta e premente de adequação de seu espaço físico são fatores que garantem a preservação e fortalecimento do trabalho prestado pelo Departamento de Biologia Geral à UFV e à sociedade brasileira.


Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress